quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Noções de Paracletologia Análise Bíblica e Teológica da Pessoa e Obra do Espírito Santo


Para muitas pessoas o século XX poderia ser definido como o “século do Espírito Santo”. Dentre as razões que influenciaram o interesse pela Pessoa e Obra do Espírito Santo estão:
1. O surgimento e a expansão do segmento pentecostal nas últimas décadas, em várias partes do planeta, enfatizando, entre outras doutrinas bíblicas, os ministérios do Espírito.
2. A preocupação com a evangelização do mundo.
A doutrina do Espírito Santo parece ter sido esquecida ou relegada a uma posição inferior nas comunidades cristãs durante séculos. Esta realidade, felizmente, começou a mudar nas últimas décadas graças a vários fatores.
Vivemos no período em que a obra do Espírito Santo é mais proeminente que a dos outros membros da trindade. A obra do Pai foi a mais notável no período do Antigo Testamento.
Há, em suma, várias razões para Igreja Cristã estudar a doutrina do espírito Santo. Embora a ênfase atual seja necessária e benéfica, é inegável também que existem heresias grotescas sendo ensinadas e praticadas em o nome do Espírito Santo.
Alguns teólogos definem Pneumatologia como segmento da doutrina cristã que trata do Espírito Santo. O termo deriva das palavras gregas pneuma (espírito) e logos (ensino sobre).
A simbologia usada para descrever certas características do Espírito Santo, se entendida e aplicada de maneira correta, pode auxiliar o cristão a entender melhor o Espírito Santo.

(Curso de Capacitação Teológica Gênesis/ Mundial Editora – José Roberto Oliveira Chagas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário