
O dicionário secular assim define a palavra obreiro: O que trabalha numa arte ou ofício (Aurélio).
Nesta obra destinada aos futuros obreiros (auxiliares), diáconos, presbíteros, pastores e também aqueles que já atuam no campo, iremos estudar passo a passo desde a chamada até a consagração do homem de Deus.
A igreja é formada por seus membros e corpo eclesial formado por: Pastor, Ministro, Ancião, Presbítero, Bispo e Diácono.
Cada denominação tem o seu corpo eclesial diferente, trataremos aqui da nossa igreja e o seu corpo eclesial tradicionalmente conhecido.
O auxiliar de trabalho não é oficialmente aqui cadastrado, mas entendemos que é o primeiro degrau necessário para a confirmação da chamada. Não necessariamente ser um item obrigatório, podendo ser o membro separado e escolhido consagrado diretamente ao diaconato.
O auxiliar, como o próprio nome diz é apresentado ao ministério local para auxiliar, ao ser colocado as mãos sobre sua cabeça, passa a ser um membro especial, um tratamento diferente, pois estamos lidando com um futuro diácono.
(I Timóteo 4:14) - Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério.
As funções do auxiliar ficam restritas a sua congregação, que dependendo do corpo ministerial lhe dará funções especificas e restritas.
Pode o auxiliar como já foi falado dependendo da necessidade do tamanho da congregação e do número de diáconos ou ausência dos mesmos assumir a vice liderança ou até mesmo a direção de um ponto de pregação por exemplo. Pode assumir a portaria da igreja, pode pregar a palavra, dirigir cultos, auxiliar nas visitas aos enfermos e fracos na fé, ajudar na coleta de dízimos e ofertas, ensinar na EBD. Mas para isso não deve esquecer-se da sua chamada e estudar a palavra, aprender com o seu Pastor, Presbítero ou Diácono.
(I Timóteo 4:13) - Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá.
(João 13:15) - Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também.
Quais seriam as funções vedadas ao auxiliar de trabalho? É o que veremos a seguir dentro dos ensinos da Bíblia Sagrada: Servir a Ceia do Senhor, os teólogos entendem que os escolhidos eram diáconos (At 6.1-6 – Boyer). No texto de referência fala da distribuição de alimentos aos pobres.
Dentro do contexto eclesiástico, existem funções e responsabilidades de que os que ocupem sejam revestidos de uma consagração maior, sem menosprezar aos demais. Por exemplo, para ser um presidente da igreja esperasse daquele que ocupe o cargo que seja um Pastor. Assim caso haja a necessidade do auxiliar ocupar uma função importante, antes da investidura do cargo esse irmão deve ser apresentado ao diaconato.
CHAMADA AO MINISTÉRIO
(I Timóteo 3:1) - ESTA é uma palavra fiel: se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja.
O saudoso Pr. Bernard Johnson nos deixou uma verdadeira pérola escrita: “Quando Deus escolhe e chama então não há outra alternativa, a pessoa que recebe a chamada logo descobre que não há outra vocação. O nosso “sim” a ele não é simplesmente uma de muitas alternativas, mas uma paixão inapagável de cumprir sua perfeita vontade. Quando a pessoa decide-se pelo ministério ela tem que ter a certeza de que sua convocação foi escolhida pelo Deus eterno”.
O Pr. Bernard Johnson fala ainda de três elementos na chamada divina. Vejamos:
1. A convicção – Somente a convicção irá nos fazer continuar, o Pr. Napoleão Falcão disse certa feita:...”te prepare para correr!” E é uma realidade ou temos a convicção da nossa chamada ou ao primeiro vento contrário correremos.
(Atos 11:17) - Portanto, se Deus lhes deu o mesmo dom que a nós, quando havemos crido no Senhor Jesus Cristo, quem era então eu, para que pudesse resistir a Deus?
2. A certeza – O homem chamado teve guardar dentro de si a certeza de que foi Deus que o chamou, o Pastor somente instrumentalizou a vontade de Deus em sua vida, no ministério não pode ocorrer apadrinhamento, alerta o Pr. Hidekazu Takayama.
(Gênesis 12:1) - ORA, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.
3. O reconhecimento de outros – Logo no inicio do ministério de Barnabé segundo Genésio Santos (Ministério Shequinar), ele teve seu ministério reconhecido, e para se ter um ministério aprovado a reboque vem às obras.
(Atos 15:12) - Então toda a multidão se calou e escutava a Barnabé e a Paulo, que contavam quão grandes sinais e prodígios Deus havia feito por meio deles entre os gentios.
ÉTICA MINISTERIAL
O Pr. Raimundo F. de Oliveira nos premiou com seis características do obreiro, que veremos a seguir:
1. Deve estar sob constante dependência e proteção divinas. O fato narrado a seguir é um caso real, ao ser chamado para pregar em uma grande igreja tendo como Pastor auxiliar um amigo de trabalho, companheiro e também professor de seminário, conhecido na cidade por trabalhar em uma rádio evangélica, achou que a sua bagagem e conhecimento eram credenciais para essa tão importante missão de trazer ao povo a poderosa palavra de Deus, mitigar aos sedentos pela palavra. Que decepção, ao abrir a Bíblia que ser orgulhava de haver lida por seis vezes, lhe faltou palavra, as letras sumiam, ao voltar ao assento ciente do fiasco veio à mente o que ouvira numa mensagem do Pr. Napoleão Falcão: “Se você tivesse subido do jeito que você desceu, você desceria do modo que subiu”.
2. Deve orar e vigiar para não cair em tentação. Volto a citar o Pr. Napoleão Falcão que disse que obreiro deve arriar os quatro pneus para sua esposa, assim fazendo vencerá as tentações.
3. Deve conter seus impulsos carnais. Sobre o assunto nos alertou o apóstolo Paulo: (Romanos 8:4) - Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.
4. Deve ter cuidado com o seu temperamento. “Deus não chama homens capacitados, ele capacita os chamados”, o autor dessa frase foi muito feliz, no corpo ministerial existem diversos tipos de temperamento, e o Espírito Santo capacita àquele que se acha incapaz para o seu serviço. O Pedro que no jardim do Getsâmane estava com uma espada na cintura, que ainda seguia Jesus de longe, teve o seu caráter mudado e logo após a ascensão de Cristo, ao invés de sacar da espada da carne, saca a espada do espírito que é a palavra. (Atos 1:15) - E naqueles dias, levantando-se Pedro no meio dos discípulos (ora a multidão junta era de quase cento e vinte pessoas) disse:
5. Deve ter cuidado com língua. A Bíblia diz: (Provérbios 25:11) - Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo.
6. Deve ser sincero quando tiver de avaliar as suas intenções e ações, não se envergonhar de confessar em que falhou, e de corrigir o que errou.
Dentro desse contexto da ética ministerial, que é de suma importância aos obreiros e futuros obreiros, devem ainda ter atenção:
• Cuidado com sua maneira de trajar, cuidado na escolha da gravata, das meias, sapato limpo engraxado, calça com cinto, atenção ao comprimento da gravata, roupa passada, lembre-se você é o representante legal de Deus na terra.
• Cuidado com a higiene pessoal, ao sair para o templo olhe-se no espelho, faça a barba, cabelo cortado, dentes escovados, unhas cortadas, desodorante, perfume discreto.
DIACONATO
(I Timóteo 3:13) - Porque os que servirem bem como diáconos, adquirirão para si uma boa posição e muita confiança na fé que há em Cristo Jesus.
Diácono: A palavra no grego quer dizer servo, assistente, servente. (Boyer)
Segundo os Pastores Nemuel Kessler e Samuel Câmara, o ofício do diácono não constitui uma ordem ministerial, pois suas funções específicas pertencem aos interesses temporais, e não ao serviço espiritual.
Sobre o assunto escreveu o saudoso Pastor Estêvam Ângelo de Souza que para a Igreja Católica, diácono é um clérico, um pároco, um reverendo.
No Novo Testamento, os diáconos tinham a função de administrar coisas materiais e se ocupavam do suprimento dos necessitados na igreja.
(I Timóteo 3:8) - Da mesma sorte os diáconos sejam honestos, não de língua dobre, não dados a muito vinho, não cobiçosos de torpe ganância;
Além da chamada como já falamos anteriormente, cabe ao Pastor ou Dirigente atentar que para alguém fazer parte desse “importante negócio”, dois são os requisitos básicos: Ser cheio do Espírito Santo e de Sabedoria.
Como posso eu ser cheio do Espírito Santo?
(Atos 4:31) - E, tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com ousadia a palavra de Deus.
Entendemos que o caminho para se chegar nessa plenitude, é o caminho da oração.
Como obter sabedoria?
A Bíblia é clara, nunca diga: “eu não tenho sabedoria”, mas peça a Deus.
(Tiago 1:5) - E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada.
No homem operam três tipos de sabedoria: A divina, A humana ou natural e A sabedoria satânica. Posso buscar sabedoria em escolas teológicas, em livros, faculdades e etc. Essa sabedoria aliada a divina ficaremos como Estêvão que ninguém podia resistir a sua sabedoria.
(Atos 6:10) - E não podiam resistir à sabedoria, e ao Espírito com que falava.
Os escolhidos para o cargo de diácono foram: Estêvão, Felipe, Prócoro, Nicanor, Timão, Parmenas e Nicolau (At 6.5).
O corpo diaconal pode ainda atuar como professor de Escola Dominical, porteiro, secretário e na distribuição de Santa Ceia.
Atuando como porteiro, deve-se saber que você representa o Pastor e a igreja na portaria, você será a primeira pessoa a receber os visitantes, acomodá-los. Se forem bem recebidos apresentados terão uma boa impressão do Pastor e da igreja.
Na distribuição da Santa Ceia o diácono deve estar cônscio da magnitude e importância desse sacramento. Quando servir o pão diga: “Em memória do corpo de Cristo”. E o cálice repita: “Em memória do sangue de Cristo”.
Estou na escala da direção do culto, chegue cedo. Todo o obreiro deve chegar cedo ao culto, salvo os que residem longe ou os que na sua família exista impedimento de qualquer ordem.
Certo obreiro dirigia o culto e no momento da mensagem num domingo, a igreja cheia, visitantes, obreiros na tribuna ele disse: “Sinto de Deus que a mensageira será a irmã Fulana”. A irmã sobe a tribuna e ao pegar o microfone desabafa: “Fui pega desprevenida!”.
O fato acima é para mostrar que somos dirigidos por Deus, o tempo para mensagem e primordial, visitei uma igreja num culto numa 4ª. Feira e pude perceber as pessoas chegavam do trabalho e ao invés de irem descansar vinham assistir o culto, jovens ou não todos mesmo atrasados chegavam ao templo. O motivo da minha surpresa residia no seguinte fato: O Pastor Pregava a palavra!
(Salmos 23:2) - Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas.
Visitando os enfermos deve-se observar se o lar é composto de pessoas cristãs ou não. Visitando um lar cristão temos certa liberdade, observando a debilidade da pessoa visitada; se o lar não for cristão seja o mais breve possível, texto e mensagem no coração e pergunte ao responsável ou parente se incomodaria se fizéssemos uma breve oração.
(Mateus 25:42) - Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber;
Outro serviço de visita é aos fracos na fé, nem todos querem ser visitados, por vergonha do seu estado ou por que não querem mesmo reatar o compromisso com a igreja.
(I Tessalonicenses 5:14) - Rogamo-vos, também, irmãos, que admoesteis os desordeiros, consoleis os de pouco ânimo, sustenteis os fracos, e sejais pacientes para com todos.
Mas se a oportunidade nos for aberta, vamos fazer segundo as palavras de Paulo: “Consolar” significa “chamado para o lado de alguém”. “Sustentar” significa “ajudar” (Dicionário VINE).
O ofertório é outro serviço a cargo do diácono, se você pensa que o seu ministério se resume em tirar oferta e servir a ceia o seu ministério será do tamanho do seu pensamento. O importante é sonhar alto.
(Colossenses 3:2) - Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra;
Em algumas igrejas existe o gazofilácio (Lc 21.1), outras usam os diáconos como responsáveis por recolherem o ofertório. Saiba que esse serviço é revestido de grande responsabilidade, se a igreja for grande é bom que se tenha uma escala para saber quem são os responsáveis pelo ofertório, já numa congregação fica fácil apontar o(s) obreiro(s).
Numa olhada discreta passe a salva nas pessoas que efetivamente irão colaborar, é deselegante bater com a salva no ombro das pessoas ou nas mãos.
Pode o diácono ainda atuar como professor da Escola Dominical, meu querido obreiro estude a Palavra.
(Salmos 63:6) - Quando me lembrar de ti na minha cama, e meditar em ti nas vigílias da noite. Orando de madrugada.
(II Timóteo 2:15) - Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.
É triste saber que obreiros não se preparam para a aula dominical, as vezes só estuda no sábado, e ao chegar na sala de aula se torna incapaz de transmitir tão grande responsabilidade que é a Palavra de Deus. Estude lendo a Bíblia, Bíblias de Estudo, Livros Evangélicos e Seculares, Dicionários, Concordâncias, Apostilas, Jornais...
João Baptista de L. Britto destaca cinco qualidades do diácono:
1. Fidelidade
2. Humildade
3. Responsabilidade
4. Sinceridade
5. Dedicação
(I Timóteo 3:12) - Os diáconos sejam maridos de uma só mulher, e governem bem a seus filhos e suas próprias casas. Governar, literalmente, “estar antes”, por conseguinte, “conduzir, dirigir, atender a” (Dicionário VINE).
As qualidades exigidas para o diácono são semelhantes às do bispo-presbítero.
PRESBITÉRIO
Segundo Aurélio “Presbiterianismo” é uma seita religiosa que só reconhece a autoridade do Presbítero.
Presbítero: Sacerdote, padre, Superintendente da Igreja protestante; bispo, ancião.
No Novo Testamento, os vocábulos BISPO, PRESBÍTERO e ANCIÃO são empregados para designar oficiais eclesiásticos.
Nos tempos apostólicos, o bispo cuidava de uma igreja local e era também chamado de PRESBÍTERO (At 20.17-28; 1Tm 3.1-7; Tt 1.5-9; v. ANCIÃO). Só mais tarde os bispos se tornaram responsáveis por um grupo de igrejas de determinada região.
Bispo (episkopos) literalmente “inspetor” (Dicionário VINE).
(Atos 20:17) - E de Mileto mandou a Éfeso, a chamar os anciãos da igreja.
(I Timóteo 3:3) - Não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento;
Cobiçoso, Sig. “fixar o desejo em”; Contencioso, Sig. “sem luta”.
(Tito 1:5) - Por esta causa te deixei em Creta, para que pusesses em boa ordem as coisas que ainda restam, e de cidade em cidade estabelecesses presbíteros, como já te mandei:
Havia naquela época eleição para a escolha dos Presbíteros (Anciões).
(Atos 14:23) - E, havendo-lhes, por comum consentimento, eleito anciãos em cada igreja, orando com jejuns, os encomendaram ao SENHOR em quem haviam crido.
(I Timóteo 5:17) - Os presbíteros que governam bem sejam estimados por dignos de duplicada honra, principalmente os que trabalham na palavra e na doutrina; sobre este versículo Donald C. Stamps, M.A., M.Div, nós deixou uma nota: “Estes versículos dizem respeito à honra apropriada aos presbíteros (aqui significa pastores) que governem bem a igreja local e que vigiam cuidadosamente o rebanho”.
Paulo fala também da possibilidade remota do obreiro pecar, e se confirmado o pecado duas são a posição da igreja:
• Não se deve passar a mão no pecado, ou seja, encobrir o pecado. Paulo diz que este deve ser repreendido e disciplinado, para que os demais venham ter temor.
• A disciplina deve ser sem parcialidade, nem favoritismo.
(I Timóteo 5:22) - A ninguém imponhas precipitadamente as mãos, nem participes dos pecados alheios; conserva-te a ti mesmo puro. Sobre o assunto o saudoso Donaldo Stamps, diz que aqui Paulo normatiza requisitos para se consagrar alguém ao Presbitério, deve saber que não pode ser novo convertido (Tm 3.6), e, além disso:
1. Ninguém deve ser ordenado para posição “precipitadamente”. Entendemos que o tempo é de Deus, o homem é impaciente, muitos obreiros se esquece deste versículo e dessa advertência. Pode acontecer também do consagrado desviar-se do propósito divino, como Saul legitimo consagrado por Deus.
(I Samuel 9:17) - E quando Samuel viu a Saul, o SENHOR lhe respondeu: Eis aqui o homem de quem eu te falei. Este dominará sobre o meu povo.
2. Aqueles que são ordenados para um cargo de direção espiritual devem ter um passado de fidelidade ao Senhor.
Na condução do rebanho de Deus, dirigindo uma congregação deve-se ter o cuidado com as ovelhas.
(João 10:12) - Mas o mercenário, e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa as ovelhas.
Atos oficiados pelo Pastor e Presbíteros:
SOLENIZAÇÃO DE CASAMENTOS
Neste ato existem dois pontos importantes desse ato o legal e o religioso, vamos nos deter no aspecto religioso, para mais informações sobre o aspecto legal buscar publicação própria.
Pode o ministro oficiar este ato tanto no templo como numa residência particular, mas sempre perante testemunhas.
Aspecto litúrgico introdução, oração, preliminares, leitura bíblica e cerimonial. A leitura do texto deve ser apropriada, um sermão breve e objetivo, esboçado ou não depende do Ministro. Para os novos Ministros cabe o conselho do Pr. José Augusto Nunes que comparecia a todas as cerimônias observando tudo, sabendo que um dia iria oficiar essa cerimônia.
BATISMO
Numa cerimônia de batismo que pode ser no templo ou ar livre, o devocional com uma mensagem especifica e ato cerimonial conduzido pelos ministros que efetuará o ato com a fórmula bíblica que é em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.
RECEPÇÃO DE NOVOS MEMBROS
É bom observar que ao ser recebido pela igreja deve aceitar também todos os requisitos estatutários da igreja. Este é um ato solene é de grande importância para igreja, assim como no candidato ao batismo deve ser feita a confissão pública de fé.
SANTA CEIA
Ao oficiante texto especifico devendo destacar a grande importância desse ato e ao invés de tristeza devemos nos alegrar pela memorável lembrança.
DEDICAÇÃO DE CRIANÇAS
É bíblico a dedicação e apresentação pública de crianças a Deus, solicitando a Deus a bênção sobre sua vida e vida futura. Texto apropriado numa ministração rápida e um ato cerimonial breve, aos pais são feitos questionamentos da responsabilidade criar os filhos no caminho e temor do Senhor.
SERVIÇO FÚNEBRE
Nesse serviço existem dois pontos importantes o ato cerimonial religioso e o social financeiro, em ambos esperasse total apoio do Ministro.
Para este ato é valido também o conselho do Pr. José Augusto Nunes, asssim como no casamento, batismo, esse ato também é uma oportunidade de evangelizar. Segundo o manual o Ministro usará roupa escura, o sermão deve ser breve, simples e de fácil compreensão, poderá ser no lar, na capela ou no cemitério.
Se for uma criança existem textos apropriados para os mesmos, consolo divino, soberania de Deus, mortalidade, recompensas no céu, confiança e ressurreição.
Segundo o Manual do Ministro a cerimônia na residência ou no templo observa-se uma ordem:
1) Leitura de algumas seleções das Escrituras
2) Oração
3) Cântico de algum hino: congregação, ou o coro, um dueto ou um solo
4) Breves palavras pelo Pastor, se assim o desejar, acerca da vida do morto
5) Hinos
6) Sermão
7) Bênção.
DEDICAÇÃO DE TEMPLO
A parte principal da cerimônia é, de modo geral, um sermão por um obreiro da organização nacional, ou qualquer pessoa escolhida para esse fim.
APRESENTAÇÃO DE OBREIROS DA IGREJA LOCAL
Pode ser tanto obreiros e professores da escola dominical devem estar cientes da grande responsabilidade e seriedade do seu trabalho.
A cerimônia para obreiros da escola dominical difere da apresentação de obreiros que deverá ser feita à parte.
A cerimônia para obreiros e diáconos deverá ser pública com a presença da congregação, este ato não é o mesmo de um culto de ordenação.
NOÇÕES BÁSICAS DE HOMILÉTICA E HERMENÊUTICA
“Vou abrir a Bíblia é pregar onde Jesus mandar!” Já se vai o tempo, quando os obreiros não se preocupavam com as regras e a ética. Dou graças por que hoje a liturgia da igreja tem mudado, precisamos melhorar, mas certo estou que a perfeição só se alcançará na glória.
Assim define Homilética o Pastor e grande escritor Severino Pedro da Silva: É a ciência que se ocupa de modo particular, com o sermão proferido no culto, no seio da comunidade reunida.
O termo vem da palavra grega HE HOMILIA.
O verbo HOMILIEN era usado pelos gregos sofistas para expressar o sentido de “relacionar-se, conversar”.
O seu objetivo principal é orientar os pregadores na dissertação de suas prédicas e, ao mesmo tempo, fazer que os mesmos adquiram princípios gerais corretos e despertá-los a terem idéia dos erros e falhas que os mesmos em geral cometem.
A eloqüência é a capacidade intelectual de convencer pelas palavras. As palavras esclarecem, orientam e movem as pessoas. O orador que consegue mover as pessoas, persuadindo-as a aceitar suas idéias, é eloqüente, pois a eloqüência é a capacidade de persuadir pela palavra. Fala-se de Apolo, um judeu, natural de Alexandria, que era “... eloqüente e poderoso nas Escrituras” (At 18.24b).
Todo bom aluno sabe que basicamente existem alguns tipos de sermões:
• Sermões de natureza homiliasta: Temático ou tópico, Textual e Expositivo.
• Sermão extemporâneo: Improvisado.
• Sermões especiais: Casamentos, Funeral, Crianças e etc.
“O pregador não desenvolve o sermão de sua própria mente, mas transmite a mensagem, proclama algo que recebeu de Deus, com a incumbência de transmiti-lo a outros” (Emilio Conde – O Pregador e a Mensagem).
O termo Hermenêutica (do grego hermeneuo, interpretar). Hermenêutica Bíblica ou Sagrada é o estudo metódico dos princípios e regras de interpretação das Sagradas Escrituras. É ciência porque postura princípios seguros e imutáveis; e é arte porque estabelece regras práticas.
A palavra grega exegesis, isto é, a exposição, significa a operação de interpretar.
Exegética – Parte da teologia, que trata da exegese bíblica.
Sentido literal – conforme a letra do texto (lat. Literale)
(Apocalipse 22:15) - Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira.
Cão – hb. Quente – um dos filhos de Noé. Nome poético do Egito: a terra de Cão.
Cão – Mamífero carnívoro mencionado repetidamente na Bíblia. Grande insulto comparar uma pessoa a um cão, símile dos que são incapazes de apreciar o que é santo e elevado. Era um dos animais que mais desagradavam ao povo.
Exposição exegética:
(Mateus 19:24) - E, outra vez vos digo que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus.
O camelo era o maior animal conhecido pelos judeus. Uns dizem que se refere à impossibilidade do camelo passar pela porta pequena (ao lado do portão grande nos muros da cidade), porta essa que um homem atravessa com dificuldade. A comparação ressalta uma dificuldade de herdar o reino os que amam as riquezas.
Situação histórica (hermenêutica do texto):
Predominava entre os judeus daqueles tempos, a idéia de que as riquezas eram um favor especial de Deus, e que a pobreza era um sinal de falta de fé e do desagrado de Deus.
Jesus realmente falava da agulha (grego) de costura, segundo Scofield Reference Bible. Henry H. Halley destaca que ser for uma “agulha” comum, ressalta a superioridade do próprio Cristo dizendo que o impossível aos homens é possível a Deus, isto é, Deus pode salvar até os ricos.
“A Igreja do Senhor espera daqueles que sobem ao púlpito para pregar ou ensinar a Palavra de Deus, algo que venha beneficiar aqueles que o ouvem”. (José Apolonio – O Púlpito).
Observar essas regras aqui aprendidas é muito bom, mas nunca se esqueça que o que chamará atenção dos ouvintes, é a unção do Espírito Santo no pregador, Cristo Jesus como tema principal. A melhor história para se contar no púlpito é a história de Jesus Cristo e este crucificado (José Apolonio).
Ao iniciar no Ministério da Palavra, ouve de um então Presbítero amigo meu que o povo quer e tem sede da Palavra. Preguemos a Palavra:
(II Timóteo 4:2) - Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina.





