sábado, 30 de abril de 2011

O que é o trono branco e o tribunal de Cristo?


(Romanos 14:10) - Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo.

(Apocalipse 20:11) - E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles.

tribunal: Sede magistrado, do juiz (Boyer)

(II Corintios 5:10) - Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal.

Esse evento acontece quando Cristo vier buscar a sua igreja, o magistrado desse julgamento será o próprio Cristo. (Jo 5.22). Esse julgamento, não é para sua salvação, ou condenação. É um julgamento de obras. (Donald C. Stamps).

No Tribunal de Cristo o crente deverá prestar contas de sua fidelidade ou infidelidade a Deus. (I Co 4.2-5).

Sobre o assunto no seu livro Escatologia – Doutrina das Últimas Coisas – CPAD – pág. 37, fala o Pr. Severino Pedro da Silva: ...”mais ninguém estará ali presente, a não ser os salvos”.

Trono: Assento de cerimônia dos reis, dos imperadores; poder soberano. (Boyer).

A cor branca fala de Paz, mas também de pureza, santidade e legitimidade para julgar.

“E vi um grande trono branco...” (Ap 20.11). O julgamento aqui descrito e chamado o “Julgamento do Grande Trono Branco”, abrangendo os perdidos de todas as épocas. Alguns entendem que os que foram salvos durante o reino milenar de Cristo na terra, serão incluídos nesse julgamento. (Comentário Donaldo C. Stamps – Bíblia de Estudo Pentecostal).

Sobre este evento fala o Pr. Severino no seu já citado livro: “... aparece um trono isolado! Nessa cena celestial não aparece qualquer hoste de anjos ou quaisquer outros seres celestiais.
Todos os olhos se fixarão diretamente sobre o trono. Vasto, intenso e rebrilhante. Os próprios céus (atmosférico e estelar) e a terra não mais podem ser vistos, deixaram de existir, em antecipação a nova criação”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário