segunda-feira, 9 de maio de 2011

Noções de Prolegômenos (resumo)


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Prolegômeno (Prolegômena plural, Prolegomenon - singular) é um termo literário derivado de um particípio grego que significa “as coisas que são ditas antes”. O termo prolegômeno tem sido usado como introdução (ou prefácio) a um estudo mais particular de qualquer ciência. É uma espécie de estudo preparatório para que se possa compreender melhor o assunto numa exploração posterior.
A finalidade do prolegômeno não é chegar à conclusão de um assunto, mas determinar quais são as pressuposições básicas que vão determinar a conclusão de um estudo.
Numa interpretação mais ampla e geral, prolegômeno é a base da ciência e da cultura: O objeto, os objetivos e a natureza da ciência e da cultura são elementos do prolegómeno como também a produção literária e a reprodução dos pensamentos e das idéias. A utlização de ferramentas da sabedoria, como a análise, a classificação e a sistematização fazem parte do prolegômeno.

Teologia cristã

No Cristianismo, os prolegômenos (ou teologia fundamental) estuda e introduz os princípios primários, básicos e fundamentais de toda a Teologia cristã.

Estou reciclando meus conhecimento teológicos através do Curso de Capacitação Teológica realizado pelo IBETK - Instituto Teológico Kenosis entidade fundada e mantida pela Associação Beneficiente Kenosis (ABK).

Tenho a felicidade de ter como Professor O Pr. José Roberto de Oliveira Chagas.

Ao longo dos estudos colocarei aqui o resumo da lição aprendida, nesse primeiro assunto quero destacar A Importância da Teologia:
"É possivel que a Teologia não seja a mais importante nem a primeira que deve ocupar-nos, porém ela certamente é indispensável. a Igreja não pode existir sem interrogar-se constantemente, a luz da Escritura, acerca da fidelidade do seu testemunho e da coerência entre sua mensagem, sua vida e seu culto". (Dr. José Miguez Bonino)

No segundo momento aprendi conhecer melhor a Teologia que significa "a interpretação racional da fé cristã".

E finalizamos com a divisão básica da Teologia:
a) Teologia Bíblica
b) Teologia Histórica
c) Teologia Sistemática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário