segunda-feira, 30 de maio de 2011

TEONTOLOGIA


Análise Bíblica e Teológica da Pessoa e Obras do Deus Único e Verdadeiro
Deus existe? Está é uma inquirição deveras complexa. E as respostas, por conseguinte, são múltiplas. Para o teísta a resposta é “sim”; para o ateu, “não”; para o agnóstico é incerta. No Brasil, mais de 90% das pessoas dizem acreditar em Deus.
Mas será que o Deus no qual crê esta vasta multidão é o mesmo revelado nas Escrituras? Tal questionamento aponta para uma problemática central: crer em Deus, no Brasil, definitivamente não é sinônimo de conhecê-lo, amá-lo acima de todas as coisas e servi-lo com fervor.
A Teontologia (teologia própria/teologia propriamente dita) é o ramo da Teologia Sistemática que trata especificamente do estudo do ser de Deus. A investigação abrange:
 A existência de Deus;
 Os atributos divinos;
 A trindade;
 A criação;
 A providência;
 Teodicéia, etc.
Abraham Lincoln, ex-presidente dos EUA, disse: “Eu entendo que um homem possa olhar para baixo, para a terra, e ser um ateu; mas não posso conceber que ele olhe para os céus e diga que não existe Deus”.
Comenta-se que até Voltaire, o ateu, asseverou: “Se Deus não existisse, seria necessário inventá-lo... Toda a natureza está gritando que ele existe”.
Alguns teólogos, especialmente os antigos reformadores, fazem distinção entre os atributos comunicáveis (expressam a imanência de Deus) e incomunicáveis (referem-se a transcendência de Deus). A mesma, no entanto, não representa divisão ontológica alguma da natureza de Deus. É empregada apenas com finalidades didáticas.
(Pr. José Roberto Oliveira Chagas) meu mestre.
Aplicação do aprendizado:
Li na edição da revista Época de 23 de maio de 2011, que o polêmico astrofísico Stephen Hawking. Ele diz que não existe Paraíso. Ele que é um dos mais prestigiados cientistas do mundo. Aos 69 anos, cuja maior parte do corpo está paralisada por um tipo de esclerose e que já afirmou anteriormente que Deus não existe... Disse:
Não existe Céu (Paraíso) ou vida após a morte. “Isso é apenas um conto de fadas para pessoas com medo do escuro”.
Para esse Sr. não perderei o meu tempo para rebatê-lo ou provar a existência de Deus, vou deixar apenas dois versículos da inerrante Palavra de Deus:
Romanos 14:11
Porque está escrito: Como eu vivo, diz o Senhor, que todo o joelho se dobrará a mim, E toda a língua confessará a Deus.
Está chegando a hora, de reis, tribunos ou não, cientistas e leigos se verem obrigados a confessar que Cristo é o Senhor. Confesse agora antes que seja tarde.
Lucas 23:43
E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso.
Quero avisar a esse Sr. que essas Palavras não são minhas, e a sua procedência não é também de um livro qualquer ou secular. O Paraíso existe queira o Sr. acreditar ou não, faço votos que o Sr. aceite o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo que é o Passaporte para se morar lá eternamente!
(PB Everaldo Filho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário